Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Vila Viçosa – Moura, Leonardo e Morenito fazem o melhor da tarde

  • 2017-03-11 21:35
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


Este sábado, 11 de Março, realizou-se em Vila Viçosa, a oitava edição do Festival Taurino da Rádio Campanário.
Destacam-se como melhores actuações da tarde, as de Moura Jr., Leonardo Hernández e Morenito de Aranda, completando o cartel os cavaleiros, Rui Fernandes e Manuel Telles Bastos e os espadas, Uceda Leal e Manuel Dias Gomes. Lidaram-se touros de diversas ganadarias, com as pegas a cargo dos Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas, sendo a primeiro pega deste último grupo outro dos melhores momentos da tarde.
Crónica da Corrida
Galeria Fotográfica
Assim acompanhamos em Directo

Foi pardo em público o festival de Vila Viçosa, sobretudo quando se falava de um espectáculo bem montado, bem promovido, sério e com um elenco de figuras do toureio…

Meia casa forte no VIII Festival da Rádio Campanário, num dia soalheiro e de temperatura agradável, sem Ortega Cano a quem não se marcou falta por estar mais que justificada a ausência, mas que em substituição teve um discreto (demais) Uceda Leal… Esteve frio o diestro espanhol, exibindo forma física, é verdade, técnica, também é verdade, mas exibindo também, falta de emoção no seu labor…

E porque no toureio a pé estamos, nele seguimos.

Morenito de Aranda fez o que se viu de mais bonito neste ‘ramo’ do toureio… De capote andou bem de verdade, por veronicas e chicuelinas, sendo que de muleta abriu o livro. Bom gosto, profundidade e muita naturalidade por todos os poros… Agradou aos mais exigentes, deixando grande ambiente.

Manuel Dias Gomes apresentou-se em Vila Viçosa, lutando com o facto ingrato de ser o último a actuar, numa fase em que o espectáculo já ia longo e o frio fazia a sua aparição…

Exibiu variedade no capote, para na muleta executar um labor em tom agradável, frente a um astado que cumpriu em jogo dado, como de resto aconteceu com os restantes ali levados por Calejo Pires.

Nota de relevância para os dois pares deixados pelo bandarilheiro João Ferreira.

No sector equestre, o destaque maior vai para Moura Júnior e Leonardo Hernández. Ênfase para a organização do festival, que soube reconhecer o triunfo do rejoneador espanhol no passado ano, repetindo-o no elenco deste ano. E bem, bem, bem! Esteve enorme o toureiro dinástico, ladeando com afinco e personalidade, cravando de alto a baixo e em ‘su sítio’ e sobretudo, chegando ao público com a facilidade que se lhe conhece. Terminou com palmos ao violino e o conclave de acordo.

Moura Júnior esteve também em muito bom plano, deixando constância do seu bom toureio. Nos ladeios é ‘rei’, deixando um comprido e um curto para recordar. Rematou as sortes com timbre ‘mourista’ e agarrou triunfo.

O festival abriu com Rui Fernandes como cabeça de cartaz. Cinco montadas e um brinde a Mónica Serrano, bem como variedade e solvência no seu toureio sempre muito alegre e comunicativo, enfrentando-se com o mais complicado oponente da tarde.

Manuel Telles Bastos inaugurou temporada em bom tom. Enfrentou-se com um bom toiro de Calejo Pires, aproveitando o seu voluntarismo. Cravou bem e lidou melhor.

No sector das jaquetas de ramagens, dois grupos alentejanos. Évora e Elvas, sendo que a melhor pega esteve a cargo destes últimos, frente ao segundo da tarde. Foram na linha da frente, João Restolho e Tomás Silva, sendo que pelos de Évora, Miguel Direito e Francisco Abreu.

Dirigiu Agostinho Borges, muito voluntarioso na atribuição de música a alguns toureiros e de extrema rigorosidade no que concerne a Leonardo Hernández e ao pedido que este lhe fez para deixar um último palmo, ao que o Delegado Técnico Tauromáquico não quis ceder, acabando por fazê-lo…

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0