Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Na manifestação de Setúbal, só estive eu…

  • 2021-04-22 22:17
  • Autor: Solange Pinto


Não nasci toureiro, nem forcado… nem bandarilheiro, nem me tornei empresária, ganadeira ou embolador, mas nasci aficionada e desculpem lá, nisso, poucos ou muito poucos me ‘batem’.

Por ser aficionada, não fui hoje à manifestação de Lisboa.

Por ser aficionada e por saber do que é feita a massa desta ‘gente’, sabia que o Sr. Dr. Hélder Milheiro, diria perante o insucesso evidente da Manifestação, que a dita cuja era em número ‘controlado’ porque assim quiseram, sendo esse o objectivo…

Por ser aficionada, sabia, que lá iriam estar representantes políticos, de e só de alguns partidos, alguns, já em estado de urgência quanto a ventilação para sobrevivência.

Por ser aficionada, sabia, que era um erro, uma afronta, e sobretudo, de uma falta de inteligência incomensurável, voltarem a experienciar uma experiência já feita no passado ano e que… enfim!

Por ser aficionada, pensei hoje manifestar-me às portas da Praça de Toiros de Viana do Castelo. Mas bolas, já não está lá!

Por ser aficionada, pensei hoje manifestar-me em frente à Praça de Toiros de Póvoa de Varzim, mas os taipais para início de “obras” não de melhoria, mas de total alteração do imóvel em causa, retirariam à minha selfie, a importância que eu queria ter…

Por ser aficionada e por estar um dia lindo, pensei ainda, deslocar-me a Albufeira, talvez aproveitasse o sol do Algarve e tirava a foto ali… Mas, andava um bocado e valia de quê? Há coisas que já não voltam.

Pensei ainda em Alpalhão, Crato, Cabeço de Vide…

E depois… por ser aficionada, pensei: fico em Setúbal e manifesto-me em frente à falecida Carlos Relvas.

Como podem ver na imagem, não estavam 100 aficionados, nem 50, nem 10… estava eu, sozinha. Não apareceu a CMTV, nem a TVI, SIC ou RTP. Nem os totolas da imprensa da especialidade (perguntam vocês, qual especialidade?).

Estava eu.

A Prótoiro não emitiu nenhum comunicado. Não fez nenhuma reivindicação e nem sequer abordou a existência desta manifestação. Não vi toureiros, não vi ninguém.

O pior, é que aqui, não vejo ninguém há anos.

O pior, é que disto, ninguém fala.

O pior, é que isto, querem silenciar e ai de quem ouse falar.

O pior, é que nisto, não há “Chega”, nem há “Belinhas” ou “Xicões”.

O pior, é a malta dos toiros, ‘papar’ aquilo que lhes dão a comer…

O pior, é que esta desgraçada ‘Carlos Relvas’, é apenas mais uma com os dias contados…

O pior, é que numa mão cheia de anos, perdemos uma mão cheia de praças e várias mãos cheias de postos de trabalho.

O pior, é quererem branquear incompetências graves com atraso no “desconfinamento tauromáquico”…

Tome-se nota, que se existissem estas praças perdidas, o número de espectáculos que dariam, compensaria este atraso na abertura da época.

Tome-se nota, que às vezes, é mais inteligente fingirmo-nos de mortos, do que encarnar em insectos que picam, fazem comichão, mas que, com repelente, passa…

Fica a selfie, tosca, porque não me ‘aperaltei’ para a manifestação (não vesti o blazer para me fingir importante), mas, fica a prova, de que nesta manifestação, só estive eu…

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0