Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Moita, 12 de Setembro 2017

2017-09-12 17:45:00

6º Touro - Joaquim Ribeiro 'Cuqui' (Paulo Caetano - 455 quilos)

A tarde de toiros, teve epílogo com a prestação de Joaquim Ribeiro 'Cuqui'.
O jovem novilheiro, andou esforçado frente ao quarto exemplar de Paulo Caetano, sem que contudo, conseguisse a ligação e temple que se pretendia... Embora sem a dita ligação, houve passes isolados a registar...
Cuqui brindou a sua faena ao seu alternante, Sebastián Castella.
Cuqui toureou ao som do pasodoble 'Manuel dos Santos'.

Bandarilharam Cláudio Miguel e João Ferreira, tendo este último deixado um par de grande valor.

Joaquim Ribeiro 'Cuqui' - Volta

5º Touro - Sebastián Castella - (Paulo Caetano - 471 quilos)

Quis muito...
Sebastián Castella, brindou ao público e não por isso, mas quiçá também por isso, resolveu presentear o público da Moita, com uma entrega total...
De muleta, iniciou com uma das que é a sua marca. Pés juntos bem no centro da arena, com requinte, com quietude, com classe... Assim andou durante toda a sua estadia nesta praça.
Faena longa, mas sem aborrecer e mesmo quando parecia que mais um passe em nada acrescentava o labor do toureiro, eis que sim, valia a pena... Circulares, passes pela direta, pela esquerda, bonitos passes de peito, bonita faena!
De capote veronicas e... bem, bem, bem Castella.

Sebastián Castella - Volta

4º Touro - Luís Rouxinol Júnior (Oliveira Irmãos - 548 quilos)

Luís Rouxinol Júnior, esteve encarregue de marcar o segundo momento equestre da tarde, já noite...
O jovem ginete, protagonizou uma actuação em crescendo, vendo o seu mais efusivo momento, na recta final, aquando da cravagem de um violino de palmo e um outro palmito... levantando desta feita, o público das bancadas.
Antes Luís apresentou regularidade, deixando a ferragem da praxe, com correcção.
Luís Rouxinol Júnior, envergou, tal como seu pai, casaca castanha bordada a ouro, brindando ao empresário Rafael Vilhais.
O toiro de Oliveira cumpriu.

Luís Lourenço, dos Amadores da Moita, consumou pega à segunda tentativa.

Luís Rouxinol Júnior - Volta
Luís Lourenço (GFA Moita) - Volta

3º Touro - Joaquim Ribeiro 'Cuqui' (Paulo Caetano - 450 quilos)

É novilheiro e é português... e viu não Moita, uma das grandes oportunidades da sua carreira, ao ombrear com a grande Figura do Toureio que é Sebastián Castella.
Joaquim Ribeiro 'Cuqui' lidou o terceiro toiro da ordem, mas segundo da ganadaria de Paulo Caetano, mais brusco que o anterior, mas que ainda assim, se 'deixou' lidar...
Cuqui exibiu regularidade, executando séries por ambos os pitóns, agradando nesta sua passagem pela arena da Daniel do Nascimento.
Vestindo traje verde garrafa e ouro, andou discreto em capote.
Cuqui brindou a um dos vereadores da Câmara Municipal da Moita.
Bandarilharam com efectividade, Fábio Machado e João Ferreira.

Joaquim Ribeiro 'Cuqui' - Volta

2º Touro - Sebastián Castella - (Paulo Caetano - 455 quilos)

Vestindo branco com apontamentos a lila e ouro, actuou ao som do pasodoble Virgen de Macarena, magnificamente interpretado pela Banda do Rosário, Sebastián Castella.
Quem bem esteve de capote o diestro francês, brilhando sobretudo por veronicas, com remate em chicuelinas cingidas... Mais um quite soberbo de capote e uma muito solvente faena de muleta, brindada ao vilafranquense Rogério Antunes, homem de relevo no início da sua carreira.
Com a flanela rubra, iniciou de pés bem juntos e cravados no chão, marcando um grande arranque de faena. A segunda 'tanda' foi de muitos quilates, retardando Gama, o tributo de música, fazendo-o apenas depois de terminada a terceira série.
Prestação estética, bonita e de profundidade, frente a um toiro que 'serviu' de boa forma.

Francisco Marques tomou hoje alternativa como bandarilheiro profissional.

Sebastián Castella - Saudou, não dando volta, embora estivesse autorizada

1º Touro - Luís Rouxinol - (Palha - 500 quilos)

Brindando ao seu bandarilheiro David Antunes, hoje acompanhando o festejo sem tourear, saiu à arena para a lide de um Palha, embora anunciado na arena como sendo da ganadaria de Paulo Caetano, o cavaleiro Luís Rouxinol.
Vestindo casaca castanha, bordada a ouro, o ginete de Pegões, levou a efeito uma prestação de menos a mais, crescendo nos curtos, lidando com o Douro e o Antoñete.
Com o Douro, destacou-se nos ladeios, com o Antoñete, com palmo e par de bandarilhas.
O exemplar de Palha, foi cumpridor em dose 'q.b.'.

A primeira pega de duas, esta tarde, a cargo dos Amadores da Moita, esteve por conta de Fábio Silva, sendo efectivada ao primeiro intento, sendo brindada ao presidente da autarquia local.

Luís Rouxinol - Volta
Fábio Silva (GFA Moita) - Volta

Cortesias...

Primeiro festejo integrado nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita que embora situada na Extremadura, diz-se orgulhosamente ser do Ribatejo.
Os moiteiros e a 'sua' Daniel do Nascimento, abrem hoje portas, recebendo a já tradicional Corrida do Município.
Moita, marcou ao longo dos anos, uma posição forte no calendário taurino, vendo neste espectáculo, uma referência, realizando-se habitualmente no dia feriado da localidade.
Hoje, corrida mista. Pela arena passaram já os artistas da tarde.
Luís Rouxinol e Luís Rouxinol filho, com pegas a cargo dos Amadores da Moita.
O sector de 'a pé', será marado pelas actuações do francês Sebastián Castella e pelo novilheiro português Joaquim Ribeiro 'Cuqui'.
O festejo começa agora, dirigido pelo Sr. Manuel Gama, apresentando a Daniel do Nascimento, uma lotação que ronda um terço de entrada.

Cumpriu-se um respeitoso minuto de silêncio em memória do forcado recentemente falecido, Pedro Primo.